mariana, brasiliense, mora em Curitiba. 

o meu interesse pela fotografia começou quando eu tinha 15 anos de idade, e ganhei minha primeira câmera. a partir desse momento comecei a fotografar tudo o que via, e foi quando eu comecei a estudar me dedicar e entrei em diversos cursos. desde então, comecei a ter a fotografia como projeto de vida. decidi seguir essa paixão e fui cursar Jornalismo, que além de me interessar muito, eu poderia seguir a carreira na área do fotojornalismo. estudei fotografia analógica – coisa que eu adoro – e tive cada vez mais certeza de ter escolhido trabalhar com as imagens. concluída a faculdade, fiz pós graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sempre com o foco na fotografia. este curso me permitiu muita reflexão e foi fundamental para o desenvolvimento do meu trabalho fotográfico.
mas posso dizer que o momento mais importante da minha vida, foi o nascimento da minha filha. ela me fez enxergar a vida de outra forma, e com isso passei a perceber pequenos detalhes que antes passavam batidos. comecei a andar com mais calma, observar as folhas que a gente pegava do chão, os sons da rua...cada pequeno momento que fazia parte da rotina virou um detalhe importante para lembrar e registrar. isso tudo foi muito importante para o meu desenvolvimento, tanto emocional quanto profissional, e eu passei a amar mais ainda o que eu fazia. 
hoje a fotografia faz parte da minha vida, e da forma como eu enxergo cada detalhe. gosto de registrar os pequenos detalhes da nossa rotina. 
 MEU TRABALHO.
antes de ser fotógrafa, eu gosto de histórias. de ouvir e de contar. e é isso o que busco com minhas fotos: contar boas histórias, e através das imagens mostrar os momentos verdadeiros; com sentimentos e emoção. documentar é a base do meu trabalho. gosto de fotografar como registro e preservação da memória. documentar momentos da vida, a rotina de uma família, uma festa decasamento, uma casa, uma história, um amor, um nascimento, um trabalho manual…
minha fotografia é uma mistura de fotojornalismo com retratos. eu atuo da forma mais natural possível para que eu possa captar os momentos de forma espontânea. gosto quando as fotos passam aquilo que as pessoas realmente viveram e sentiram. 
quando trabalho, eu procuro não interferir nos acontecimentos ou busco dirigir as ações. estou ali para documentar o seu dia, do jeitinho que está lá. eu quero capturar os sorrisos, os abraços calorosos, as lágrimas e os detalhes da vida, do amor. gosto de registrar as coisas como elas realmente são. e, justamente por isso, as sessões são bem descontraídas. os retratos, claro, mais dirigidos e posados também acontecem.
se você gosta do meu trabalho, entre em contato. vamos conversar sobre você e sobre quais lembranças você gostaria de guardar com carinho e sensibilidade.
contato@maririalves.com.br
instagram: @maririalves
conhece o meu projeto “não repare a bagunça”? Acesse aqui:
www.naorepareabagunca.com.br
instagram: @naorepare
Sabe qual a diferença do ensaio x ensaio documental?
O ensaio tradicional é realizado em menos tempo, e é um pouco mais direcionado e levemente mais pensado do que o ensaio documental, pois podemos escolher os lugares que vamos fazer as fotos, onde vai ser realizado, o lugar mais legal que a luz bate, etc. No ensaio documental nada é planejado, eu fico lá apenas documentando os acontecimentos da rotina da forma como eles acontecem. Acredite, há muito mais beleza no dia-a-dia do que nos permitimos ver.
Veja mais aqui: O que é ensaio documental de família
 
sobrefotos