parto normal x parto humanizado

35-ensaio-familia-12

eu quero ajudar as pessoas a terem conhecimento, porque ter conhecimento é libertador. se você tem informação sobre aquilo que você precisa, você consegue chegar onde você quer. digo isso em relação a todos os assuntos. mas hoje o assunto é sobre o parto, ou melhor, sobre o empoderamento feminino.


sei que muitas vezes a gente só vai pesquisar sobre o parto e gestação quando estamos grávidas. mas é importante que cada vez mais pessoas tenham conhecimento sobre esse momento tão importante, para que a gente não precise ouvir tantos relatos de mulheres que não passaram por uma boa experiência ou que tiveram qualquer tipo de violência obstétrica.


primeiramente é importante entender porque precisamos humanizar o parto. para que isso aconteça, é preciso dar o protagonismo do parto às mulheres. essa é a grande diferença entre o parto normal x parto humanizado. o parto normal, hoje, nada mais é do que o parto por via vaginal. o parto natural, por sua vez, também é feito por via vaginal e sem nenhuma intervenção médica. mas isso não quer dizer que ele tenha sido feito de forma humanizada. o parto humanizado (ou ativo) é como a mulher pode dar à luz de forma ativa e espontânea, tendo sua completa liberdade. vamos explicar melhor?


hoje os partos considerados normais, estão sob o controle e responsabilidade de equipes médicas e hospitais. a mulher, quando está grávida, e considera a opção de um parto normal, acredita que o médico e a instituição hospitalar vão fazer o melhor que eles podem para esse momento. mas, infelizmente, não é sempre assim que acontece. hoje, para se ter alguns direitos durante o momento do parto, é preciso estar consciente daquilo que é lei e daquilo que pode ou não ser feito durante o momento de dar à luz.


no parto humanizado, quem faz o parto é a mulher, pois é ela quem tem o controle do próprio corpo, e é ela quem decide qual é a melhor posição que ela deseja, e qual fica mais confortável. hoje já é sabido que a melhor maneira da mulher ficar no período de contração, é em movimento e sempre ativa. tanto no período de contração até o momento expulsivo, o ideal é que a mulher fique de forma vertical, seja ajoelhada, sentada, em pé ou de cócoras. essa é a forma ideal fisiologicamente falando, pois dessa maneira, a gravidade coopera com as contrações, e o ângulo de incidência do útero é menor na posição vertical, fazendo com que o útero se esforce menos. dessa forma, a mulher vai ter o parto de forma mais rápida, natural, e vai precisar de menos intervenções – que são utilizadas somente em caso de muita necessidade, e sempre discutido antes de ser realizada.


com o parto humanizado, após o momento expulsivo, o bebê vai direto para o colo da mãe, e o cordão umbilical cortado somente depois que ele deixa de pulsar, o que não acontece durante um parto que não é humanizado.


agora, se o nosso corpo é fisiologicamente preparado para ficar na vertical durante o parto, como que os hospitais ainda deixam as mulheres deitadas na cama para se ter o bebê? essa posição recumbente (deitada) só traz desvantagem para o momento do parto, pois o corpo não fica ativo, e não tem a ajuda da gravidade, fazendo com que o parto fique mais demorado, e que a mulher precise de mais intervenções na hora do parto.


PARTO DOMICILAR X PARTO HOSPITALAR


o parto humanizado é possível de ser realizado tanto em casa quanto no hospital. em casa você tem autonomia total, pois você está no seu espaço, podendo se locomover onde quiser, e em companhia de sua família. estando com o pré-natal em ordem, com uma boa equipe que possa te acompanhar, como parteira, doula, etc. você estará segura para ter o seu bebê no aconchego do lar.


o parto humanizado e ativo no hospital nem sempre é possível, mas existem hospitais que já são “amigos da criança” e garantem a mulher esses direitos. por isso é tão importante avaliar todos os pontos com seu médico e hospital para se ter a garantia de que você pode estar ativa durante as contrações, e se a mulher tem a liberdade de escolher a posição que deseja dar à luz. alguns itens como a banheira, banquinho, bolas, etc. ajudam bastante durante esse momento.


o importante nesse momento é procurar uma equipe (médico, doula, parteira, hospital, etc.) que possa te auxiliar, que banquem os seus desejos, e que te dêem a segurança para um parto humanizado. procure pessoas da área, pergunte pro seu médico como ele realiza todos os procedimentos. não importa se você vai fazer o seu parto em casa ou no hospital: o importante é se informar, e ter certeza de que você pode se movimentar como quiser, e de que possa realizar o parto em posições naturais, e verticais, além de ter o direito de um acompanhante durante o seu trabalho de parto.


com esse texto, eu quero apenas dar um empurrão às mulheres, aos homens, às gravidas e aos bebês. procurem mais, leiam, e busquem aquilo que for melhor pra você.


Aqui nesse link tem algumas recomendações da OMS para se ter um parto:


http://www.amigasdoparto.com.br/oms.html#C


e se algum dia, você quiser que eu registre o seu parto, mande um e-mail:

contato@maririalves.com.br

e obrigada!